Yo!
Pessoal, antes de adentrar na construção de um aeromodelo de competição na SAE-AeroDeisgn, eu achei necessário explicar um pouco do que se trata o aeromodelismo, o qual é o esporte (porque não? É um hobby!) em que se enquadra a própria competição AeroDesign.
Aeromodelismo é a construção de modelos, em escala reduzida (modelismo), de estruturas aeronáuticas e aeroespaciais (aviões, balões, foguetes etc.). É um tipo de miniaturismo. Existem várias categorias:
VCC - vôo circular controlado, no qual o aeromodelo fica ligado ao aeromodelista por meio de cabos;
Rádio Controlado - o aeromodelo é controlado por meio de um rádio de controle remoto;
Vôo livre - o aeromodelo, depois de lançado, não sofre mais nenhuma interferência por parte do aeromodelista. Pode ser aeromodelo com motor, com elástico ou sem propulsão própria.
Os aviões destas classes também recebem uma divisão, segundo o tipo de motor, que podem ser:
Aeromodelos com motores a explosão (combustão interna) - que podem chegar a escalas maiores que 50% das dimensões reais de uma aeronave.
Aeromodelos com motores elétricos – destes motores se destacam os tipo brushless (sem escovas) e podem possir alta tecnologia, tal como uso de baterias Litio-polimero; têm como diferencial a possibilidade de construção de modelos com tamanho e peso bestante reduzidos, chegando a apenas 4 gramas e ter 15 centímetros de envergadura.
No caso da Competição SAE AeroDesign, em especial na classe Regular (na qual se insere o projeto que será discutido em futuros posts), todas as aeronaves são radio controladas e com motor a combustão interna.
Bom, nos próximos posts já vem o desenvolvimento do projeto!
Abraços!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário